Em suma, abrir o modelo de negócio franquia significa ter direito ao uso do nome, produtos e serviços já consolidados da marca, contando com o suporte da franqueadora desde a explicação do negócio, passando pela gestão e fornecendo o apoio para a divulgação com foco no consumidor final. Tudo acordado em cima de valores preestabelecidos, que não fazem do franqueado um empregado da franqueadora. Entre as vantagens deste modelo, está o fato de trabalhar com uma marca já conceituada e conhecida no mercado, o que pode diminuir, inclusive, o tempo não só de implantação como de retorno do investimento.
Uma definição simples bastante usada é de que a Franquia é uma réplica perfeita de algo que já deu muito certo.
O Franqueado paga determinada soma pelo direito de uso da marca, e pelo direito de adquirir e posteriormente utilizar o know-how de um negócio específico. É de responsabilidade do Franqueado fazer a gestão do dia a dia do negócio e garantir a implementação das melhores práticas sugeridas pelo Franqueador. O Franqueador, por sua vez, deve transmitir todo o seu conhecimento sobre o negócio e prestar suporte de maneira contínua para seus franqueados enquanto a relação existir. Cabe ao Franqueador manter-se atualizado, fazer pesquisas de mercado e tendências regularmente, inovar e renovar metodologias e artifícios tecnológicos, e buscar sempre transmitir as melhores práticas para a condução de um determinado negócio de franquia.
Geralmente o investimento total compreende 100% do desembolso a ser realizado pelo franqueado – incluindo investimento no imóvel, taxa de franquia, equipamentos, produtos, insumos, capital de giro e todos os demais itens necessários à implantação da unidade.
A taxa de franquia fornece uma assistência ao franqueado que abrange:
- Direito ao uso da marca;
- Know-how do negócio;
- Treinamentos contínuos;
- Suporte ao franqueado;
- Projeto arquitetônico;
- Auxílio na busca do ponto.
Existem variações de marca para marca, mas normalmente estão compreendidos no escopo do treinamento inicial fornecido pela franqueadora:
- Pré Inauguração da Unidade;
- Abertura da Empresa;
- Infraestrutura de Pessoal;
- Serviços a serem prestados;
- Gestão administrativa;
- Projeto de inauguração;
- Ações e Campanhas Promocionais;
- Métodos de Captação e vendas;
- Controle e Processos;
- Sistema de Gestão e Recursos Internet.